quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Arte de Aproveitar a Vida



"Caminhando" pela internet, me deparei com esse lindo texto.Leiam, é lindo!

A ARTE DE APROVEITAR A VIDA

Na esperança de viverem felizes para sempre, até que a morte os separe, um homem e uma mulher se unem, cheios de entusiasmo.
Após os primeiros anos, o padrão de vida já não satisfaz à família que se sente na obrigação de lutar pela ascensão na escala social a qualquer preço.
O apartamento em que vive já não é mais o ninho de amor. Passou a ser um local de passagem. Cortam-se os gastos com pequenas viagens, restaurantes e as pequenas e boas coisas da vida, pra comprar ou alugar um imóvel maior, numa rua mais elegante ou num condomínio mais chique. E o tempo vai passando... Quanto mais se ganha, em dinheiro e em bens, mais almeja adquirir.
É a partir daí que a convivência vai ficando desgastada. Os dias se tornam curtos e exaustivos por causa da correria pra aumentar a renda e continuar a subir os degraus da pirâmide social.
Quantas vezes deixam de jantar juntinhos e só se encontram na hora de dormir, literalmente, na hora de dormir?
E começa a cobrança da mulher
“- O que está acontecendo? Precisamos conversar sobre a nossa relação... Aquele amorzão inicial tornou-se pequeno, sem açúcar e sem afeto... onde ficaram aqueles sussurros de palavras amorosas, aqueles elogios...você nem notou que mudei a cor dos meus cabelos...”
“- Conversar sobre relação a esta hora, depois do dia terrível que passei?”
O homem também reclama:
- "Querida, outra vez com dor de cabeça? E eu como é que fico?"
- "..."
Se a vida não estiver boa, confortável, é válido lutar por dias melhores. E esta luta deve ser compartilhada por toda a família.
Porém, o que tenho visto são casais maduros, com os filhos já criados, que poderiam aproveitar os frutos de tantos anos de trabalho, mas vivem num aperto financeiro de fazer dó, poupando nas mínimas coisas... Pra quê? Não sei! Abrem mão de viagens, de comprar uma nova TV, ou de conhecer um novo restaurante, pra guardar sempre mais no banco.
É importante ter alguma reserva por motivo de segurança. Mas ser econômico é diferente de ser avarento. O avarento vive apegado ao dinheiro, ficando impossibilitado de usufruir dos prazeres que o dinheiro pode lhe dar, além de se tornar incapaz de qualquer gesto de generosidade.
A eterna insatisfação, a mania de achar que tem sempre pouco, ou menos do que queria, pode aumentar o bens financeiros, mas sonega aos poupadores compulsivos momentos preciosos, que não voltam mais.
A maior bênção é o amor. E ele nos é dado de graça. Simplesmente, num belo dia, ele nos é apresentado. E nossa vida ganha novas cores e tudo em nós vibra mais forte.
É um sentimento tão gostoso que não precisamos de tapetes persas pra deitar e rolar.
Então, pra que adiar os bons momentos? Pra que deixar o prazer pra mais tarde, privilegiando o futuro, ao invés de curtir o hoje?
Nós podemos saber quando já alcançamos a plenitude da vida: é quando olhamos a nossa volta e percebemos que não está faltando nada; e olhando pra dentro de nós, sentimos que só está faltando viver com mais liberdade e com mais alegria.

Lou Micaldas
lou@velhosamigos.com.br

3 comentários:

Marcia Pergameni disse...

Oi Si!!!!!!!!!!!!!!!!! Está corretíssima!!!! Viver antes de tudo é aproveitar cada detalhe dos momentos que nos são permitidos viver!!!! Sonegar isso é um crime contra nós mesmos!!! bjuuuuuuuuuus e ótimo fim de semana!!

Fran disse...

Si!!

Que linda essa mensagem, nos faz pensar na vida, em como não temos tempos para aproveitar todos que amamos!!

Bjus e bom findi

Fran disse...

Si!!

Que linda essa mensagem, nos faz pensar na vida, em como não temos tempos para aproveitar todos que amamos!!

Bjus e bom findi